Quinta, 21 Dezembro 2023 16:16

Seminário sobre Normas Internacionais de Contabilidade e de Sustentabilidade tem participação de docentes da FEA-RP

A Fundação de Apoio aos Comitês de Pronunciamentos Contábeis e de Sustentabilidade (FACPCS) promoveu - com o apoio institucional da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto - o XX Seminário Internacional FACPCS “Normas Internacionais de Contabilidade e de Sustentabilidade”.

O evento aconteceu em outubro deste ano e contou com a participação de profissionais de diversos segmentos (entre Conselheiros de Administração e Fiscais, Analistas do Mercado de Capitais e de Crédito, Administradores e Gestores de Carteiras de Investimentos, Executivos Financeiros, de Controladoria e de Sustentabilidade, Profissionais de Contabilidade e Auditores, bem como Professores e universitários de Finanças, de Contabilidade e de Sustentabilidade) e teve como principal objetivo proporcionar uma visão prática do atual estágio de adoção das normas internacionais de relatórios financeiros (“IFRS – International Financial Reporting Standards”) e dos relatórios de sustentabilidade (“ISSB – International Sustainability Standards Board”) no Brasil, das mudanças mais relevantes que estão em andamento e/ou por vir e seus possíveis reflexos.

Como contrapartida ao apoio institucional da FEA-RP para o evento, a Unidade foi presenteada com duas cortesias oferecidas às professoras Solange Garcia dos Reis e Mariana Simões Ferraz do Amaral Fregonesi. Segundo Solange, que é Presidente do Escritório de Sustentabilidade da FEA-RP, “o Seminário trouxe uma visão atualizada sobre o andamento dos trabalhos do CBPS (Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade) em relação aos padrões de divulgação de sustentabilidade emitidos pela Fundação IFRS. Estes padrões de divulgação de informações financeiras relacionadas à sustentabilidade (IFRS S1 e IFRS S2) representam um desafio importante para as empresas, para os profissionais de contabilidade e para o ensino de sustentabilidade nos cursos de Ciências Contábeis”. “Como pesquisadora da área de Contabilidade da Sustentabilidade, foi extremamente gratificante entender os esforços que estão sendo realizados para implementação das normas internacionais no Brasil e também perceber o forte engajamento das organizações da profissão contábil com o tema. A adoção das normas vai trazer maior transparência, confiabilidade e comparabilidade para as informações de sustentabilidade divulgadas pelas empresas”, acrescenta a docente do Departamento de Contabilidade da FEA-RP.

Ricardo Luiz Menezes da Silva, docente do Departamento de Contabilidade da FEA-RP pondera que “o seminário tem apresentado temas relevantes na área de contabilidade, os quais contribuem para o nosso crescimento profissional. A programação do evento traz palestras, discussões e apresentações de conteúdo inovador e original. Eu já tive a experiência de participar desse evento em 2016, 2017 e 2021, o que trouxe enorme aprendizado para a minha formação.”

Por: Rodrigo Basso, Assistência de Comunicação da FEA-RP.

Lido 385 vezes Última modificação em Quinta, 21 Dezembro 2023 16:21