Terça, 26 Março 2024 14:59

Escritório de Relações Institucionais é criado na FEA-RP

Aos 29 de fevereiro, foi criado o Escritório de Relações Institucionais (ERI) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto em substituição ao Escritório de Relações Empresariais, criado em 15 de abril de 2016.

O novo escritório tem como propósito estabelecer e fortalecer parcerias estratégicas entre a Unidade e as organizações externas e assim promover uma interação dinâmica e benéfica para ambas as partes. Tem como objetivo fomentar colaborações inovadoras que integrem o conhecimento acadêmico com as demandas do setor privado e demais instituições, visando a contribuir para o desenvolvimento educacional, científico e socioeconômico, além de proporcionar oportunidades enriquecedoras para os alunos(as), docentes e a comunidade em geral.

Dentre as principais atribuições do escritório está a de estabelecer e gerir parcerias estratégicas com empresas, entidades governamentais e do terceiro setor, e com egressos para:

• promover a integração entre as atividades acadêmicas da FEA-RP e as demandas da sociedade;
  • desenvolver e coordenar projetos, programas e eventos que contribuam para o intercâmbio de conhecimentos entre a universidade e o meio externo;
  • facilitar a inserção dos alunos em atividades práticas e estágios em organizações parceiras;
  • promover a aproximação dos egressos, criando mecanismos eficientes para fortalecer e manter vínculos duradouros, de modo a cultivar uma rede de profissionais graduados que possam compartilhar experiências junto à comunidade acadêmica da Unidade;
  • atuar como mediador em questões relacionadas às relações institucionais da FEA-RP.

Para tanto, o escritório contará com uma Comissão Gestora que será composta por docentes e um servidor técnico-administrativo indicados pelo Diretor para atuarem à frente de três áreas estratégicas: “relação com empresas”, “relação com entidades governamentais e do terceiro setor” e “relação com egressos”.

A área “relação com empresas” ficará sob tutoria da Profa. Dra. Marina Toledo Lourenção Rocha, docente do Departamento de Administração, e a temática de “relação com entidades governamentais e do terceiro setor” ficará sob a responsabilidade do Prof. Dr. Ricardo Rocha de Azevedo, docente do Departamento de Contabilidade. Finalmente, a área “relação com os egressos” será liderada pelo Prof. Claudio de Souza Miranda, também do Departamento de Contabilidade.

O ERI contará ainda com a participação da servidora Soraya Brites Loureiro Raspantini, Assistente de Gestão Estratégica da FEA-RP, como Membro Técnico-Administrativo. Para Soraya: “como Assistente da FEA-RP e membro do ERI, antigo Escritório de Relações Empresariais, desde sua fundação em 2016, estou particularmente empolgada com as propostas e iniciativas que estão sendo desenvolvidas para o futuro do ERI. Estamos focados em ampliar nossa rede de colaborações e em buscar oportunidades que potencializam o ensino, a pesquisa e a extensão realizadas na FEA-RP. Acreditamos que, por meio de parcerias estratégicas e da promoção de uma cultura de colaboração, poderemos alcançar novos patamares de excelência e impacto social”.

O ERI contará também  com a participação de Sandra Soraya Parreira de Freitas Salomão, servidora da FEA-RP desde 1992 e atualmente servidora do Serviço de Pós-Graduação da Unidade.

A alteração do nome e a ampliação do escopo de ação do então Escritório de Relações Empresariais foram sugeridas pelo Diretor da FEA-RP, Prof. Dr. Fábio Augusto Reis Gomes. Para Gomes, “o sucesso de nossos egressos nas mais variadas áreas de atuação nos fez ver que a ponte para conectar a FEA-RP ao mercado e ao terceiro setor são justamente nossos egressos. Dessa percepção surgiu a ideia de transformarmos o Escritório de Relações Empresariais em Escritório de Relações Institucionais”. “Acreditamos que o sucesso no nosso relacionamento com os egressos alavanca nossa aproximação com a sociedade e gera um ambiente propício ao desenvolvimento dos nossos atuais alunos”, pondera o professor titular do Departamento de Economia da Unidade.

O primeiro desafio do Escritório de Relações Institucionais da FEA-RP será coordenar a sétima edição da Semana Empresarial da FEA-RP (SEFEA-RP) juntamente com a Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Unidade e o Teias.

Para obter mais informações sobre o Escritório de Relações Institucionais, clique aqui.

Por: Rodrigo Basso, Assistência de Comunicação. Revisão: Soraya Brites Loureiro Raspantini, Assistência de Gestão Estratégica.

Lido 468 vezes Última modificação em Terça, 26 Março 2024 15:17