Quinta, 16 Mai 2024 15:01

FEARP promove evento com dirigentes de escolas de ensino médio de Ribeirão Preto e região

Na última quinta-feira, 9 de maio, a FEARP promoveu o “I Encontro com dirigentes de escolas de ensino médio de Ribeirão Preto e região” que reuniu mais de 60 diretores e coordenadores de escolas públicas de Ribeirão Preto e região no período da manhã e dirigentes de escolas particulares à tarde. A motivação inicial para a realização do evento foi aproximar o ensino médio da Universidade de São Paulo e apresentar aos gestores informações relacionadas ao ingresso e permanência na USP. Participaram do evento os professores Fábio A. R. Gomes e Marcelo S. Pagliarussi, Diretor e Vice-diretor da FEARP respectivamente, Eugenio Bitti, Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Unidade e Alexandre Dias, Coordenador do Teias - Empreendedorismo e Inovação.

Durante o evento, foram apresentados aos diretores e coordenadores as unidades de ensino do campus da USP em Ribeirão Preto e os cursos oferecidos em cada uma, além de uma breve descrição sobre os cursos oferecidos na FEARP. Também foram apresentadas as principais formas de ingresso na USP - vestibular da Fuvest, Enem-USP e Provão Paulista - e o número de vagas discriminado por modalidade de ingresso: Ampla Concorrência, Escola Pública ou candidatos autodeclarados Pretos, Pardos e Indígenas. O encontro contou ainda com a participação da Assistente Social da Prefeitura do campus da USP de Ribeirão Preto, Sra. Jacqueline Souza Modesto, que apresentou aos presentes as políticas de permanência atualmente vigentes na USP, como auxílios para moradia, alimentação, transporte, além de bolsas de estágio, monitoria, entre outras.

Créditos: Eduardo Gula e Kleber Benatti

Mais do que trazer o ensino médio para a USP, o encontro destacou ainda a necessidade de levar o conhecimento científico produzido na Universidade para as escolas públicas, por meio de entidades estudantis e grupos de pesquisa, promovendo e efetivando assim a política de curricularização da extensão. Para Bitti, “eventos como esse são importantes para o momento que estamos vivendo na Universidade e na nossa unidade. Por incrível que pareça, muitos cursos oferecidos pela Universidade e as profissões a eles relacionadas são desconhecidos do grande público, havendo assim a necessidade de melhorarmos nossa comunicação com a comunidade. Além disso, as discussões ocorridas durantes o evento evidenciaram o desejo dos dirigentes dessas escolas por mais interação de seus alunos com membros da comunidade ‘fearpeana’, o que abre espaço para atividades extensionistas desempenhadas por nossos docentes e alunos”.

Na percepção do Diretor da FEARP, Prof. Dr. Fábio Augusto Reis Gomes, “esse evento contribui para uma importante aproximação com as escolas de ensino médio que resultará em benefícios mútuos. Nosso desejo, e para isso trabalhamos, é atingir os milhares alunos do ensino médio, especialmente da nossa região, para que conheçam tudo que a USP oferece, seus mais diversos cursos, oportunidades e políticas de permanência”.

Por: Rodrigo Basso, Assistência de Comunicação da FEARP.

Lido 269 vezes Última modificação em Quinta, 16 Mai 2024 15:16