Quarta, 10 Julho 2024 14:50

A Comissão de Pesquisa e Inovação promove seminário sobre comportamento dos preços das ações das empresas da B3

A Comissão de Pesquisa e Inovação (CPqI) da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEARP-USP) promoverá o seminário “Influências das notícias no comportamento dos preços das ações das empresas da B3: investigação por meio de análise multivariada descritiva”. O evento é organizado pelo Prof. Dr. Marcelo Augusto Ambrozini e terá como palestrante o Dr. Adriano dos Reis Lucente.

O seminário abordará os resultados da pesquisa do estudo que investigou a influência das notícias nos preços das ações das empresas listadas na B3, abordando como essas informações moldam o comportamento dos preços e contribuem para a compreensão do mercado de capitais brasileiro. A relevância desse estudo reside na crescente importância das notícias na dinâmica dos mercados financeiros, especialmente no contexto das finanças comportamentais. Com base em metodologia quantitativa exploratória, utilizando dados históricos da Base de Dados Economática®, o estudo se propõe a analisar como diferentes tipos de notícias afetam variáveis como volume de negociação, variação percentual dos preços das ações, lucro por ação, entre outros, por meio de técnicas como Análise de Cluster e Análise de Componentes Principais. Essas análises serão fundamentais para fornecer insights precisos sobre como as notícias influenciam o comportamento dos investidores e contribuem para a volatilidade do mercado de capitais brasileiro, oferecendo informações relevantes para investidores e reguladores na condução dos riscos associados.

Dr. Adriano dos Reis Lucente é graduado, mestre e doutor em Engenharia de Produção pela UFSCar. Atualmente, é pós-doutorando no Departamento de Contabilidade da FEARP-USP. Além disso, é professor assistente doutor no Departamento de Economia, Administração e Educação da Unesp, em Jaboticabal-SP, e é chefe do Departamento de Economia, Administração e Educação (Deae) da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp.

O evento é gratuito, aberto ao público e acontecerá presencialmente em 17 de julho, às 15h, na Sala 30 no Bloco A da FEARP.

Por: Letícia M. Sugui, Assistência de Comunicação da FEARP.

Lido 128 vezes