Sexta, 26 Julho 2024 09:19

Capes divulga processo seletivo de bolsistas para o Programa Move la America

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) torna pública a seleção de bolsistas para o Programa Move la America, com o objetivo de complementar os esforços de internacionalização das Instituições de Ensino Superior brasileiras por meio da atração de discentes vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe, permitindo-se o fortalecimento dos Programas de Pós-Graduação (PPG) e a criação de um ambiente institucional internacional.

Serão selecionados até quinhentos estudantes vinculados a instituições de ensino e pesquisa estrangeiras da América Latina e Caribe, sendo até trezentos bolsistas na modalidade Mestrado Sanduíche e duzentos no Doutorado Sanduíche, para realizarem estágio, pesquisa, atividade de extensão ou ainda disciplinas em Programas de Pós-Graduação (PPG) de Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, Institutos Federais (IFs) ou Institutos de Pesquisa (IP), em áreas relacionadas à sua área de atuação.

Além disso, o programa também financiará até 500 projetos de pesquisa ou extensão, no valor de até R$5.000,00 (cinco mil reais), para o projeto do docente brasileiro que irá co-orientar o bolsista no Brasil.

As inscrições serão online e deverão ser realizadas de 22 de julho a 8 de agosto. Serão três rodadas de seleção pelas IES: de 15 a 22 de agosto, de 29 de agosto a 5 de setembro e de 12 a 19 de setembro. As pró-reitorias farão as homologações de 26 de setembro a 3 de outubro. Os resultados desta etapa serão conhecidos a partir de 8 de outubro.

Cumpridas essas etapas, ocorre a análise técnica, até 7 de novembro, seguida pelo resultado preliminar, a partir de 8 de novembro. Os candidatos terão dez dias corridos para recorrer. A divulgação final será a partir de 26 de novembro. O início das atividades está mantido para o primeiro semestre de 2025.

Para mais informações quanto ao cronograma, requisitos e inscrição, acesse aqui o edital.

Por: Letícia M. Sugui, Assistência de Comunicação da FEARP.

Lido 58 vezes Última modificação em Sexta, 26 Julho 2024 12:28