Quarta, 28 Abril 2021 09:28

FEA-RP faz sua primeira colação de grau ordinária on-line

Na última sexta-feira (23) foi realizada a colação de grau dos cursos de graduação da das turmas de 2020 da FEA-RP. A ocasião foi marcada pelos discursos emocionados dos alunos, professores, e também por um marco: foi a primeira colação de grau ordinária da FEA-RP que aconteceu on-line, pelo YouTube.

Dividida em duas etapas, as cerimônias atraíram a participação dos alunos, amigos e familiares dos formandos: os eventos tiveram mais de 3000 visualizações ao vivo e vários comentários no chat parabenizando os formandos.

Ambas foram conduzidas pelo professor André Lucirton Costa, diretor da FEA-RP, contando com a participação do professor Eliezer Martins Diniz, presidente da Comissão de Graduação. Apoiaram os eventos os servidores Cristina Bernardi Lima, Danusa Tristão, Rodrigo Quintam, Rita de Cássia Diniz, Eduardo Gula e Luiz Fernando Laguna.

Participaram também da mesa virtual os professores Fábio Gomes (vice-diretor) Adriana Procópio (chefe do Departamento de Contabilidade), Mariana Fregonesi (coordenadora do curso de EcEC), Paula Nardi (coordenadora do curso de Ciências Contábeis), Fábio Barbieri (coordenador do curso de Ciências Econômicas) e Marcelo Botelho (docente do Departamento de Contabilidade e Diretor Administrativo Financeiro da Fundace.

João Paulo Barbosa de Oliveira, orador dos formandos em Administração (diurno e noturno), agradeceu em nome de seus colegas pela formação que tiveram e relembrou diversas passagens que vivenciaram  nos últimos anos. “Que sejamos sempre dignos de carregar esse título, esse nome e essa bagagem”.

Oliveira também fez uma homenagem aos que sofreram perdas em função da pandemia de covid-19: “Àqueles que perderam suas famílias ao longo desse período, tenho certeza que de onde estiverem , eles têm orgulho e muito respeito por todos os passos que vocês deram  até aqui e que darão r daqui para frente”.

O professor Eliezer comentou em suas falas a importância da amizade: “Cultivem os relacionamentos. Vocês têm uma turma, alguns chamam de networking, continuem a fazer esse networking, mas acima de tudo cultivar essas amizades que vocês fizeram aqui”.

Diniz ressaltou também a importância da ética no exercício dos formandos em suas respectivas profissões. Aconselhou: “não escolha o caminho fácil, escolha o caminho correto (...) aquele caminho que você vai poder dormir com a consciência tranquila. (...) Não aceite ofertas fáceis”.

Manuella Moino Serrano, oradora dos formandos em Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Economia Empresarial e Controladoria disse que ao longo do período na faculdade ela e seus colegas foram “se adaptando ao novo e mudando com ele”. Destacou que “fomos aprendendo as nossas responsabilidades, capacidades, princípios. Ao invés de mudar com o mundo, mudar o mundo”.

Sobre a pandemia e o longo período de aulas on-line adicionou emocionada que “ninguém imaginava que o último ano seria assim, as festas, as noites nas salas de estudo, a resenha do convívio, todos foram substituídos por frases até então nunca ditas: ‘você está me ouvindo?’, ‘desculpa, professor, a internet caiu’, ‘ você consegue ver a minha tela?’.

A FEA-RP parabeniza os 145 formandos e deseja a eles muito sucesso em suas vidas profissionais.

Por: Leonardo Rezende, Nathalia Meda e Maria Clara Rodrigues de Souza.

Lido 633 vezes