ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE DIPLOMAS DA PÓS-GRADUAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO)

 

Emissão e retirada de diplomas

Os diplomas de Mestrado e Doutorado são emitidos em torno de 20 a 30 dias. Será enviado um e-mail avisando que ele estará disponível para retirada. Os diplomas e históricos escolares somente podem ser retirados pelo próprio aluno, mediante a apresentação de documento de identificação com foto, ou por terceiros com procuração.

Para a retirada por terceiros, é necessário a apresentação dos seguintes documentos:

1 - Procuração com finalidade específica para a retirada (modelo aqui);

2 - Documento de identificação do aluno com foto (original) ou cópia autenticada do documento do aluno; 

3 - Documento de identificação do procurador com foto (original).

OBS: Caso a procuração esteja com firma reconhecida, o documento de identificação do aluno é dispensado.

 

Reconhecimento de Firma e Acordo de Haia

Informações sobre o reconhecimento de firma das assinaturas dos documentos emitidos pela Reitoria, acesse http://www.usp.br/secretaria/?p=303.

A legalização pela Apostila de Haia é exigida de acordo com Resolução n. 228, de 22 de junho de 2016 do CNJ. Caso o país em que o curso foi realizado não faça parte da Convenção da Apostila (Convenção de Haia), os documentos cuja legalização é exigida deverão estar visados pelo Consulado Brasileiro sediado no país em que os documentos foram expedidos.

 

Autenticidade de diplomas e Diploma Digital

A autenticidade de diplomas da USP (se o aluno realmente se titulou na USP) pode ser conferida, com acesso público, nos Sistemas USP (https://uspdigital.usp.br/netunoweb/ntwPublicoAcesso.jsp?codmnu=2062) apenas informando o nome do aluno.

O diploma digital pode ser obtido por ex-alunos cadastrando-se na plataforma Alumni (http://www.alumni.usp.br/), que oferece esse entre outros benefícios aos egressos.