ORIENTAÇÕES GERAIS SOBRE DIPLOMAS DA PÓS-GRADUAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO)

 

Emissão e retirada de diplomas

Os diplomas de Mestrado e Doutorado são emitidos em torno de 20 a 30 dias. Será enviado um e-mail avisando que ele estará disponível para retirada. Os diplomas e históricos escolares somente podem ser retirados pelo próprio aluno ou por terceiros com procuração.

Para a retirada por terceiros, é necessário a apresentação dos seguintes documentos:

1 - Procuração com finalidade específica para a retirada (modelo aqui);

2 - Documento de identificação do aluno com foto (original) ou cópia autenticada do documento do aluno; 

3 - Documento de identificação do procurador com foto (original).

OBS: Caso a procuração esteja com firma reconhecida, o documento de identificação do aluno é dispensado.

 

Reconhecimento de Firma e Acordo de Haya

A chancela de autenticidade do responsável pelo registro de diplomas na Universidade (atualmente o Sr. Ariosvaldo Bezerra de Souza) possui reconhecimento de firma registrada no 2º Tabelião de Notas de Ribeirão Preto (Rua Prof. João Fiusa, 970 – Fone: 3602-4222). Dessa forma, o reconhecimento de firma nos diplomas que possuam a chancela de autenticidade, pode ser feita nesse tabelionato, para finsatividades no exterior, apostila de Haya.

O procedimento de apostilamento de Haya é feito em cartórios e tabeliões especializados na cidade, onde sugerimos que seja informado a possibilidade de reconhecimento de firma do diploma conforme orientação anterior.

Para mais informações acesse http://www.usp.br/secretaria/?p=303.

 

Autenticidade de diplomas e Diploma Digital

A autenticidade de diplomas da USP (se o aluno realmente se titulou na USP) pode ser conferida, com acesso público, nos Sistemas USP (https://uspdigital.usp.br/netunoweb/ntwPublicoAcesso.jsp?codmnu=2062) apenas informando o nome do aluno.

O diploma digital pode ser obtido por ex-alunos cadastrando-se na plataforma Alumni (http://www.alumni.usp.br/), que oferece esse entre outros benefícios aos egressos.