I - Estudos Organizacionais e Políticas Públicas

Descrição: visa proporcionar a compreensão da dinâmica das organizações, associada à evolução das teorias da administração e do ambiente externo que as influencia, assim como dos processos administrativos e de gestão no setor público, no setor privado e no terceiro setor. Busca subsidiar a análise de políticas públicas e a proposição de modelos organizacionais por meio da identificação e da proposição de indicadores de eficiência e desempenho mais apropriados às características de cada setor de atividade em particular, de maneira a contribuir para intervenções integradas de desenvolvimento.

Docentes:

Alexandre Pereira Salgado Junior

Cláudia Souza Passador

João Luiz Passador

José Aparecido da Silva

Perla Calil Pongeluppe Wadhy Rebehy

Tabajara Pimenta Junior

 

II - Gestão da Inovação e Sustentabilidade

Descrição: dedica-se à análise e gestão dos aspectos da inovação e da sustentabilidade. De forma geral, as pesquisas decorrentes desta linha contribuem para o avanço no estado da arte sobre os temas relevantes para a gestão da inovação, que venham a proporcionar novos produtos, processos produtivos, negócios, métodos organizacionais; e para a sustentabilidade, que contribuam com a melhoria do desempenho das dimensões econômica, social e ambiental das organizações.

Docentes:

Adriana Cristina Ferreira Caldana

Alexandre Aparecido Dias

Evandro Marcos Saidel Ribeiro

Geciane Silveira Porto

Lara Bartocci Liboni Amui

Marcelo Marcos Piva Demarzo

Simone Vasconcelos Ribeiro Galina

III - Criação de Valor: Gestão de Processos Organizacionais e de Marketing

Descrição: combina os elementos de inteligência de marketing, processos organizacionais e planejamento estratégico voltado ao acesso a mercados. Para a criação de valor, propõe o desenvolvimento e a aplicação de conhecimento em cadeias de valor e relações contratuais, objetivando compartilhar recursos e potencializar movimentos estratégicos das organizações envolvidas nestes arranjos. Adicionalmente, estuda os aspectos de consumo e da gestão de marcas aplicada a lugares e empresas, compreendendo a perspectiva das organizações detentoras da marca e os seus diversos mercados consumidores. Finalmente, busca novas metodologias para compreender, mapear e otimizar os processos organizacionais, de forma a melhorar o desempenho organizacional como um todo.

Docentes:

Alexandre Bevilacqua Leoneti

Janaina de Moura Engracia Giraldi

Marcos Fava Neves

Marina Toledo Lourenção Rocha

Silvia Inês Dallavalle de Pádua