1. Quando são ministradas as aulas?
As aulas são ministradas de 2ª a 6ª feiras, das 8h00 às 13h00 ou das 13h30 às 18h30. Em geral o aluno deve cursar três disciplinas por trimestre (1º trimestre: março, abril e maio; 2º trimestre: junho, julho, agosto; 3º trimestre: setembro, outubro e novembro, estando sujeito a mudanças de acordo com o calendário da USP). Cada disciplina ocupa meio período de aula, cabendo ao aluno o estudo e desenvolvimento de trabalhos nos outros períodos.

 

2. As disciplinas são semestrais?
Não, são trimestrais.

 

3. Qual o valor da mensalidade?
Não há cobrança de mensalidade.

 

4. É possível fazer o mestrado/doutorado e continuar trabalhando?
Espera-se uma dedicação intensa ao programa por parte do aluno, que deverá estar disposto a dedicar uma parte considerável de seu tempo, devido às atividades necessárias a ser desenvolvidas pelos alunos. É possível continuar trabalhando, desde que haja uma flexibilidade quanto aos horários de trabalho para que se possa cumprir todas as disciplinas e elaborar a dissertação, sem causar qualquer prejuízo ao desenvolvimento do programa, que deverá ser concluído no prazo máximo de dois anos para o mestrado. Os alunos que eventualmente recebem bolsas de órgãos de fomentos não podem exercer outra atividade, entretanto o número de bolsas do programa é muito pequeno.

 

5. A dedicação ao curso é parcial ou integral?
A dedicação ao curso deve ser integral, já que o aluno freqüentará disciplinas, preparação de publicações, seminários e elaboração do trabalho de dissertação.

 

6. Há oferecimento de bolsas?
Sim, atualmente foi definida a cota de cinco bolsas do tipo Demanda Social - CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), cuja seleção é realizada com base no mérito acadêmico. Os alunos também podem submeter seus projetos de pesquisa à FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

 

7. Quantas horas de aula têm cada disciplina?
Semanalmente cada disciplina possui seis horas de aulas teóricas, duas horas de aulas práticas, seminários e outros e sete horas de estudo, totalizando uma carga horária de quinze horas. As disciplinas terão duração de nove semanas, integralizando seis créditos por disciplina.

 

8. Qual o limite máximo de disciplinas a ser cursado por trimestre?
O limite máximo depende da disponibilidade e responsabilidade do aluno.

 

9. Qual o prazo máximo para o exame de qualificação, a partir do início do curso?
O prazo máximo para que o aluno seja considerado aprovado no exame é de dezoito meses, no caso de mestrado, a partir do início do curso.