Economia do Trabalho: Educação, Gênero e Família

Status: Em Andamento
Linha de Pesquisa: Economia Social
Professor Responsável: Luiz Guilherme Dácar da Silva Scorzafave
Docentes Participantes:
Outros Participantes (alunos e externos): Aretha Alexandra Pedroso Guimarães Trindade Zarlenga
Fabricio de Souza Silva
Maria Isabel Accoroni Theodoro
Maurício Machado Fernandes
Paula Curcio de Almeida
Descrição:
O projeto aborda a questão dos diferenciais de rendimentos entre homens e mulheres no Brasil, buscando identificar causas e consequências do mesmo. Um dos sub-projetos dessa área procura decompor a diferença salarial entre homens e mulheres, buscando identificar se são as características produtivas que respondem por essa diferença ou se são os retornos a tais fatores que explicam essa diferença, o que pode se caracterizar como um fenômeno discriminatório. Um segundo sub-projeto procura entender os determinantes da alocação de trabalho dentro das famílias, ou seja, de que modo as famílias decidem que membros vão pra o mercado de trabalho, quem vai estudar e quem vai exercer o trabalho doméstico. Na linha dos modelos de racionalidade coletiva, é investigado se o poder de barganha da mulher na família afeta a decisão de oferta de trabalho familiar. m terceir sub-projeto investiga fatores relacionados ao emprego doméstico, a mais importante ocupaçã feminina, avaliando se políticas de incentivo a formalização do emprego doméstico são efetivas. Outro sub-projeto analisa a segregação ocupacional por gênero no mercado de trabalho brasileiro. Por fim, o último sub-projeto estuda a polarização do trabalho no Brasil. Definimos polarização como a diferença entre a proporção observada de domicílios sem nenhum adulto trabalhando e a proporção que seria esperada caso o trabalho fosse aleatoriamente distribuído na população. Além disso, identifica as características dos domicílios em que nenhum adulto trabalha.

Novidades

  • O Serviço de Graduação da FEA-RP/USP está realizando atendimento presencial apenas com AGENDAMENTO, que deve ser realizado aqui. O atendimento virtual é realizado pelo e-mail atendimentosg@fearp.usp.br. O horário de atendimento telefônico (16 - 3315-3888) é de 2ª a 6ª, exceto feriados e pontos facultativos, das 9h às 12h e das 15h às 19h30 (período letivo) e das 9h às 18h (período de férias).

  

  • Exercícios Domiciliares - orientações sobre afastamento por COVID-19 ou MONKEYPOX, clique aqui.

 

  • Acessibilidade Pedagógica - estudantes de graduação com demandas por adaptações pedagógicas para acompanhamento do curso. Para acessar o formulário, clique aqui.  

 

  • ATENÇÃO: o período de trancamento parcial de matrícula em disciplinas, do 1º semestre de 2025, foi prorrogado até 07/04/2025. Clique aqui e veja como realizar a solicitação de trancamento. 

 

  • Resultado Edital PEEG 1º semestre de 2025 - 10 bolsas disponíveis. Para acessar, clique aqui. 

 

  • Resultado Edital PAP 1º semestre de 2025. Para acessar, clique aqui.