Informamos que, excepcionalmente devido à pandemia de COVID-19, não haverá um período para trancamento parcial de disciplinas no 1° semestre de 2021. Ao invés disso, haverá a possibilidade de Exclusão de disciplinas que estiver matriculada(o) neste semestre e que não deseje mais cursar.

Os interessados em solicitar exclusão deverão preencher o formulário disponível em https://forms.gle/N4hnmSXtBVGEH4Z79, no período de 1º de junho a 2 de julho de 2021, impreterivelmente, e solicitar o acesso utilizando o e-mail Institucional cadastrado no Sistema Júpiter.

Qualquer disciplina poderá ser excluída (obrigatória, eletiva ou livre), desde que a(o) estudante fique matriculada(o) em pelo menos uma. Caso não queira cursar mais nenhuma disciplina neste semestre, deverá solicitar o Trancamento Total do Curso e o pedido será avaliado, conforme as normas da USP disponíveis abaixo.

Não haverá reprovação por falta e/ou nota se a disciplina for excluída, pois não haverá registro da matrícula no histórico escolar.

INSTRUÇÕES PARA EFETUAR O TRANCAMENTO PARCIAL

No período estipulado no Calendário Escolar, estará disponível no site da Graduação - Secretaria Eletrônica (Portal da Graduação), o formulário online específico para o trancamento parcial de disciplinas.

Selecione as disciplinas que você deseja trancar, verificando se o código e o nome estão corretos, para evitar problemas na hora do cadastramento e possibilitar o processamento de sua solicitação.

Vale lembrar:

Relacione no mesmo formulário TODAS AS MATÉRIAS QUE VOCÊ DESEJA TRANCAR, enviando uma única vez;

De acordo com a Portaria FEA-RP 69/2019, Artigo 7º: “O aluno poderá trancar disciplinas obrigatórias ou optativas parcialmente no limite máximo de 10 disciplinas ao longo do seu curso”. Ou seja, se você já trancou 10 disciplinas até o momento, não poderá trancar mais;

Segundo o Regimento Geral da USP, o aluno estará em situação regular quando matriculado no mínimo em 12 créditos-aula, salvo em casos específicos que não haja possibilidade de matrícula. Dessa forma, se você já está matriculado em 12 créditos-aula ou menos, não poderá solicitar o trancamento parcial, com exceção dos prováveis formandos que não necessitem cursar as matérias extras (devido à crise do Coronavírus, a Pró-Reitoria de Graduação autorizou o trancamento parcial, mesmo o aluno ficando em menos de 12 créditos-aula);

O trancamento online é PARCIAL, ou seja, apenas ALGUMAS DISCIPLINAS poderão ser trancadas. Caso queira efetuar o trancamento total do curso, compareça pessoalmente ao Serviço de Graduação (no período de crise do Coronavírus o trancamento total deverá ser solicitado por e-mail: atendimentosg@fearp.usp.br).

INSTRUÇÕES PARA EFETUAR O TRANCAMENTO TOTAL

O Trancamento Total do Curso (todas as disciplinas em que o aluno está matriculado) pode ser solicitado em qualquer época do ano, pessoalmente no Serviço de Graduação (no período de crise do Coronavírus o trancamento total deverá ser solicitado por e-mail: atendimentosg@fearp.usp.br), desde que o aluno não esteja reprovado por frequência em mais de 25% dos créditos em que está matriculado e que tenha concluído no mínimo 24 créditos.

Se o pedido for aprovado, o aluno poderá ficar trancado por até 02 anos. Para ficar trancado o terceiro ano, o aluno deverá realizar pedido formal, com justificativa e comprovação, para análise da Comissão de Graduação, que poderá aprovar ou não a solicitação. Esse pedido deve ser realizado com antecedência, ou seja, antes do final do segundo ano de Trancamento Total do Curso.

Para voltar ao curso, deverá ser encaminhada solicitação de destrancamento do e-mail institucional para atendimentosg@fearp.usp.br, contendo nome completo, número USP e curso. O pedido deverá ser realizado uma semana antes do início do primeira interação de matrícula (consultar Calendário Escolar), referente ao semestre que o aluno deseja voltar. Após o destrancamento, o aluno deverá realizar a matrícula pelo Sistema JúpiterWeb, nos prazos estipulados no Calendário Escolar.

AVISO IMPORTANTE - CONTAGEM E CONTROLE DE CRÉDITOS

Ciências Contábeis

Ciências Econômicas

Economia Empresarial e Controladoria

Novidades

• 2ª e ÚLTIMA interação de matrícula - 2º semestre de 2021: de 26/7 a 2/8/2021. Para informações, clique aqui.

• Edital PEEG - 2° semestre de 2021: 15 (quinze) bolsas. Para verificar, clique clique aqui.

• Edital 2021-2022 do Programa Unificado de Bolsas - PUB. Para informações, clique aqui.

• Mudanças nas orientações para Aproveitamento de Estudos no Brasil. Para mais informações, clique aqui.

• ATENÇÃO: devido à Pandemia da Covid-19, o Serviço de Graduação está com atendimento virtual pelo e-mail (atendimentosg@fearp.usp.br). HORÁRIO DE ATENDIMENTO TELEFÔNICO DO SERVIÇO DE GRADUAÇÃO (16 - 3315-3888): DE SEGUNDA A SEXTA, DAS 13H ÀS 17H

• Para mais informações sobre o funcionamento da Faculdade e do Campus durante a Pandemia da Covid-19, acesse o Portal da FEA-RP aqui.