AVISO IMPORTANTE - CONTAGEM E CONTROLE DE CRÉDITOS

Para concluir o curso, o aluno deve cumprir as disciplinas obrigatórias e uma quantidade específica de optativas eletivas e optativas livres, conforme consta na estrutura curricular do curso, disponível aqui. As optativas livres são disciplinas cursadas em qualquer curso da USP.

A contagem de créditos para gerenciamento do curso é de responsabilidade do aluno e deve ser feita através da comparação manual do histórico escolar, disponível no sistema Júpiter Web, com a estrutura curricular do curso. Essa comparação manual deve ser realizada por disciplina e não considerando os créditos totalizados ao final do histórico escolar, pois nem sempre essa totalização corresponde à realidade. Além disso, o interessado deve consultar as alterações curriculares vigentes para o ano atual, conforme abaixo, bem como as regras de transição específicas do curso, caso houver.

É importante ressaltar que não se deve utilizar os dados constantes no quadro de Evolução do Curso do Júpiter Web, pois o mesmo é uma ferramenta experimental da Pró-Reitoria de Graduação e os dados demonstrados nele nem sempre correspondem à realidade, conforme consta na observação da própria tela do sistema. A melhor forma de efetuar o controle de créditos é a descrita acima.

Na contagem dos créditos das disciplinas optativas NÃO devem ser considerados os créditos-trabalho eventualmente cursados, pois de acordo com o Projeto Político Pedagógico do curso somente são considerados os créditos-AULA de disciplinas optativas para fins de conclusão do curso.

Os créditos-aula eventualmente cursados a mais em optativas eletivas podem ser considerados para cumprir os créditos-aula exigidos em optativas livres automaticamente, mas o inverso não. Caso tenha utilizado disciplina optativa livre para aproveitamento de estudos/equivalência com outra disciplina, não poderá mais contar com esses créditos-aula de optativa livre para concluir o curso.  

O Serviço de Graduação realiza apenas a conferência da contagem de créditos final dos formandos do semestre, para fins de colação de grau, no período estipulado no Calendário Escolar da FEA-RP, mas está à disposição para os esclarecimentos necessários para que todos os alunos possam fazer o gerenciamento do próprio curso.

 

TABELA DE EQUIVALÊNCIA PARA 2024

Ingressantes até 2021

81301/1 - Economia Empresarial e Controladoria - Núcleo de Formação Comum (diurno)

81301/101 - Economia Empresarial e Controladoria - Habilitação em Economia (diurno)

81301/201 - Economia Empresarial e Controladoria - Habilitação em Contabilidade (diurno)

 

IMPORTANTE: Verifique a data de início e fim da equivalência de cada disciplina. Se você cursou a disciplina fora do período de vigência, deve pedir aproveitamento de estudos no período do Calendário de Graduação para análise do Departamento.

 

REGRAS DE TRANSIÇÃO

Regra de Transição para a Nova Grade Curricular

Complementação da Regra de Transição para a Nova Grade Curricular I

Complementação da Regra de Transição para a Nova Grade Curricular II

Complementação da Regra de Transição para a Nova Grade Curricular III

 

RELATÓRIO DE ALTERAÇÕES PROPOSTAS PARA O ANO DE 2023

Alterações Curriculares para 2023 - 81301 

Pequenas Alterações Curriculares para 2º/2023 - 81301 

Novidades

  • O Serviço de Graduação da FEA-RP/USP está realizando atendimento presencial apenas com AGENDAMENTO, que deve ser realizado aqui. O atendimento virtual é realizado pelo e-mail atendimentosg@fearp.usp.br. O horário de atendimento telefônico (16 - 3315-3888) é de 2ª a 6ª, exceto feriados e pontos facultativos, das 9h às 12h e das 15h às 19h30 (período letivo) e das 9h às 18h (período de férias).

  

  • Exercícios Domiciliares - orientações sobre afastamento por COVID-19 ou MONKEYPOX, clique aqui.

 

  • Acessibilidade Pedagógica - estudantes de graduação com demandas por adaptações pedagógicas para acompanhamento do curso. Para acessar o formulário, clique aqui. 

 

  • 2ª e ÚLTIMA Interação de Matrícula, para o 1º semestre de 2025, será de 06 a 10/01/2025. Para mais informações, clique aqui. 

 

  • Edital PEEG 1º semestre de 2025 - 10 bolsas disponíveis. Para acessar, clique aqui. Os projetos devem ser inscritos pelos docentesno sistema Júpiter, até 13/01/2025.

 

 

  • Edital PAP 1º semestre de 2025: para acessar, clique aqui.