A FEA-RP oferece um curso de Economia atualizado, que visa o aprofundamento teórico e a aplicação de conceitos e métodos para analisar fenômenos que compõem o objeto da prática cotidiana do Economista. O curso está baseado em quatro pilares: Microeconomia, Macroeconomia, História Econômica e Econometria. A Microeconomia estuda o comportamento dos indivíduos e das firmas. Compreende análises dos mercados, da produção, da eficiência, da oferta e da demanda, de firmas, de falhas de mercado, do setor público entre outros. A Macroeconomia examina os agregados econômicos dos países, detalhando os determinantes do crescimento econômico, das oscilações econômicas, da inflação, da política monetária e da política fiscal. A História Econômica abrange estudos sobre o desenvolvimento da economia ao longo da história tanto em termos mundiais como especificamente ao longo da história brasileira. A Econometria, por fim, compreende a mensuração e testes de fenômenos econômicos, que se realiza por meio do ferramental matemático e estatístico, possuindo o curso uma carga elevada dessas duas ciências.

 

Infraestrutura

O espaço físico da FEA-RP tem salas totalmente equipadas e confortáveis. Possui rede de computação com processamento em nuvens, dando maior acesso e flexibilidade aos alunos em seus trabalhos e às aulas práticas. A Biblioteca Central também possui amplo acervo para consulta dos alunos e professores em suas atividades de ensino e pesquisa. A FEA-RP possui convênios com diversas universidades estrangeiras e diversas empresas nacionais propiciando a oportunidade de intercâmbio e estágio. Há diversos grupos acadêmicos e estudantis reconhecidos atuando em diversas áreas e propiciando a formação de redes de estudos, de pesquisa e de iniciação a atuação profissional e social. Os sistemas de transporte interno, bem como os restaurantes e agências bancárias, facilitam a locomoção e a permanência no campus. A Própria Universidade também fornece importantes programas de permanência que facilitam a vinda e a manutenção do corpo discente junto ao campus de Ribeirão Preto.

 

Inserção Profissional

O que diferencia o Economista dos demais profissionais? Um Economista é um profissional capaz de solucionar problemas a partir de seu conhecimento de teoria econômica e da sua expertise analítica e instrumental, sendo capaz de identificar alternativas, avaliar custos e benefícios de cada uma delas, comparar e classificar seus resultados, comunicar e argumentar de forma clara e precisa as respostas viáveis para um problema de tomada de decisões. Dessa forma, é um profissional demandado em diversas áreas do setor privado, como mercados financeiros e empresas industriais, comerciais ou do agronegócio, em institutos e organizações não-governamentais, nos governos municipais, estaduais ou federal, e, ainda, em empresas especializadas em oferecer assessorias e consultorias técnicas em economia.

O profissional formado pela FEA-RP é altamente reconhecido pelo mercado possuindo rápida inserção e salários relativamente elevados. O Economista pode atuar em diversas áreas, tais como: i) Setor privado: especialmente em instituições atuando no mercado financeiro e empresas de assessoria e consultoria, mas também em outras organizações atuando na indústria, agricultura ou comércio e serviços; ii) em organizações que atuam no terceiro setor como institutos e ONGs; iii) junto ao governo tanto em empresas públicas como em várias áreas da administração pública direta e em assessorias do setor legislativo e judiciário.

 

 

Acesse o link abaixo para ler o Projeto Político Pedagógico na íntegra:

Ciências Econômicas

Novidades

  • Resultado PEEG - 1º semestre de 2019: 9 (nove) bolsas. Para verificar, clique aqui.
  • Edital 2018-2019 do Programa Unificado de Bolsas - PUB. Para informações, clique aqui.
  • A partir de agora, os alunos formados podem retirar o diploma por procuração. Para informações, clique aqui.