OBJETIVO E BENEFÍCIOS

Programa com objetivo de apoiar a formação de recursos humanos de alto nível por meio da concessão de cotas de bolsas de doutorado sanduíche para pesquisas ou estágio em IES no exterior. São promovidos os seguintes benefícios, cujos valores podem ser verificados na Portaria CAPES 174, de 06/12/2012  (acesse o site da CAPES para mais informações):

  • Bolsas mensais de 3 a 12 meses (primeira mensalidade será proporcional à data de chegada no país de destino) - tabela de valores;
  • Auxílio seguro saúde;
  • Auxílio deslocamento (para passagens aéreas de ida e volta) - mais informações;
  • Auxílio instalação.

O Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações possui duas cotas de 12 meses, sendo que as inscrições ocorrem em fluxo contínuo (a qualquer momento, seguindo o cronograma demonstrado abaixo).

 

 

REGULAMENTO

Acesse em http://capes.gov.br/bolsas/bolsas-no-exterior/doutorado-sanduiche-no-exterior-pdse.

 

REQUISITOS

 

  • Ser aluno ativo de curso de Doutorado;
  • Ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente;
  • Não ter sido contemplado com bolsas similares da CAPES;
  • Não ultrapassar com o estágio o prazo regulamentar do curso;
  • Ter sido aprovado em exame de qualificação ou ter o projeto da tese aprovado por banca equivalente;
  • Ter concluído créditos suficientes para a perspectiva de conclusão do curso, em tempo hábil, após a realização do estágio no exterior;
  • Após ser beneficiado, deverá permanecer no Brasil após a defesa por período no mínimo igual ao de recebimento da bolsa.
  • Requisito específico do Programa de Pós-Graduação em Administração de Organizações: Produção de artigo referente à pesquisa.

 

CRONOGRAMA SOLICITAÇÕES (DEVIDO AO PRAZO NECESSÁRIO DE ENVIO À PRPG DE 4 MESES ANTES DO INÍCIO DA PESQUISA)

INÍCIO DA PESQUISA

PRAZO PARA SOLICITAÇÃO

APROVAÇÃO E EMISSÃO DE DOCUMENTOS DA CCP

APROVAÇÃO CPG

ENVIO À PRPG

(4 MESES ANTES)

01 a 15/01

até final de julho

1ª Semana de agosto

3ª Semana de Agosto

4ª Semana de Agosto

01 a 15/02

até final de agosto

1ª Semana de setembro

3ª Semana de setembro

4ª Semana de setembro

01 a 15/03

até final de setembro

1ª Semana de outubro

3ª Semana de outubro

4ª Semana de outubro

01 a 15/04

até final de outubro

1ª Semana de novembro

3ª Semana de novembro

4ª Semana de novembro

01 a 15/05

até final de novembro

1ª Semana de dezembro

3ª Semana de dezembro

4ª Semana de dezembro

01 a 15/06

até final de novembro

1ª Semana de dezembro

3ª Semana de dezembro

4ª Semana de dezembro

01 a 15/07

até final de janeiro

1ª Semana de fevereiro

3ª Semana de fevereiro

4ª Semana de fevereiro

01 a 15/08

até final de fevereiro

1ª Semana de março

3ª Semana de março

4ª Semana de março

01 a 15/09

até final de março

1ª Semana de abril

3ª Semana de abril

4ª Semana de abril

01 a 15/10

até final de abril

1ª Semana de maio

3ª Semana de maio

4ª Semana de maio

01 a 15/11

até final de maio

1ª Semana de junho

3ª Semana de junho

4ª Semana de junho

01 a 15/12

até final de junho

1ª Semana de julho

3ª Semana de julho

4ª Semana de julho

 

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA SOLICITAR

 

Ver artigo 22 do Regulamento e utilize o check list para auxiliar na organização, observando ainda os seguintes detalhes:

  • A carta do coorientador estrangeiro deve ser em papel timbrado e assinada e deverá constar o período do estágio (dia, mês e ano, sendo o início até o dia 15 do mês correspondente obrigatoriamente) e atestar que o aluno possui a proficiência necessária na língua estrangeira para se comunicar e desenvolver os trabalhos previstos (caso contrário, será necessário apresentar um comprovante de proficiência, conforme questão 17 das perguntas e respostas frequentes no site da capes - consulte aqui).
  • Adicionar comprovante de aprovação em qualificação ou declaração informando a aprovação do projeto de tese pelo orientador brasileiro ou coordenador do curso. 
  • Assinatura do Termo de Compromisso do requisito específico do Programa;
  • O currículo resumido do coorientador estrangeiro deverá possuir a indicação do título de Doutor do mesmo.

 

 

 

PROCESSO INTERNO E REALIZAÇÃO DO PROGRAMA (PASSO-A-PASSO)

Novidades

  • O Serviço de Graduação da FEA-RP/USP está realizando atendimento presencial apenas com AGENDAMENTO, que deve ser realizado aqui. O atendimento virtual é realizado pelo e-mail atendimentosg@fearp.usp.br. O horário de atendimento telefônico (16 - 3315-3888) é de 2ª a 6ª, exceto feriados e pontos facultativos, das 9h às 12h e das 15h às 19h30 (período letivo) e das 9h às 18h (período de férias).

  

  • Exercícios Domiciliares - orientações sobre afastamento por COVID-19 ou MONKEYPOX, clique aqui.

 

  • Acessibilidade Pedagógica - estudantes de graduação com demandas por adaptações pedagógicas para acompanhamento do curso. Para acessar o formulário, clique aqui.  

 

  • ATENÇÃO: o período de trancamento parcial de matrícula em disciplinas, do 1º semestre de 2025, foi prorrogado até 07/04/2025. Clique aqui e veja como realizar a solicitação de trancamento. 

 

  • Resultado Edital PEEG 1º semestre de 2025 - 10 bolsas disponíveis. Para acessar, clique aqui. 

 

  • Resultado Edital PAP 1º semestre de 2025. Para acessar, clique aqui.