Prêmios e Destaques

  • Prof. Dr. André Carlos Busanelli de Aquino e seu orientado, aluno do curso de doutorado Luciano Bastos de Carvalho, receberam o prêmio de melhor trabalho apresentado no 4º Congresso UnB de Contabilidade e Governança, realizado de 28 a 30 de novembro de 2018, com o trabalho intitulado: "A lógica institucional da hierarquia municipal como influenciadora das práticas do Sistema de Controle Interno Municipal". (novembro/2018)

 

  • Prof. Dr. André Carlos Busanelli de Aquino e seu orientado, egresso do curso de doutorado Dr. Ricardo Rocha de Azevedo receberam o prêmio de melhor trabalho do grupo de trabalho Gerenciamento de Organizações Públicas do V Encontro Brasileiro de Administração Pública(EBAP), com o trabalho intitulado: "Uso cerimonial do planejamento de resultados nos municípios de São Paulo e sua consequência para a accountability". (junho/2018)

 

  • Prof. Amaury José Rezende e seu orientado José Marcos da Silva conquistaram o 1º lugar no Prêmio CRC de Teses e Dissertações, com o trabalho “A influência do ciclo de vida organizacional sobre o nível de planejamento tributário”. (Dezembro/2017)

 

  • Prof. Dr. Silvio Hiroshi Nakao e a aluna do curso de doutorado Lívia Maria Lopes Stanzani obtiveram a premiação do artigo "A peditibilidade dos métodos de apresentação das despesas na DRE" no 7º Congresso da UFSC de Controladoria e Finanças, que ocorreu nos dias 10,11 e 12 de Setembro de 2017. (Setembro/2017)

 

  • Prof. Dr. Marcelo Botelho da Costa Moraes foi selecionado para participar do Programa Research Connect na USP.

    O Programa, apoiado pela FAPESP e pelo British Council, consiste em um curso de curta duração voltado ao desenvolvimento de habilidades em comunicação científica, especificamente em língua inglesa, para o qual foram selecionados apenas 25 pesquisadores da USP dentre os mais de 40 indicados pelas CPqs de todas as unidades. (Fevereiro/2017)

 

  • Profa. Dra. Adriana Maria Procópio de Araujo obteve a premiação do artigo "Perfil e expectativa dos ingressantes do curso de Ciências Contábeis: um estudo em instituições de ensino superior do interior paulista" em coautoria com Claudio de Souza Miranda e Raissa Alvarez de Matos Miranda como um dos três melhores artigos da edição de 2015 da Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade (RGFC) da Universidade do Estado da Bahia. (Dezembro/2016)

 

  • Profa. Dra. Maisa de Souza Ribeiro obteve a premiação como melhor trabalho na área de Abordagens econômicas da sustentabilidade no Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente - Engema 2016 com o trabalho intitulado "Os efeitos econômicos do rompimento de barragem de resíduos: divulgações nas demonstrações contábeis comparativamente à grande mídia". (Dezembro/2016)

 

  • Prof. Dr. Carlos Alberto Grespan Bonacim orientador da aluna de graduação Simone Prado Araujo que recebeu Menção Honrosa na Fase Internacional do 24º SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP) com o trabalho intitulado "Fatores condicionantes da judicialização da saúde nos municípios da divisão regional de saúde DRS XIII um mapeamento." (Outubro/2016)

 

  • Prof. Dr. André Carlos Busanelli de Aquino, obteve a premiação como melhor trabalho na área "Contabilidade" no EnANPAD 2016, com o trabalho intitulado "The Effect of Cognitive Reflection on the Efficacy of Impression Management: an Approach with Financial Analysts". (Setembro/2016)

 

  • Prof. Dr. André Carlos Busanelli de Aquino, em coautoria com os alunos do curso de doutorado Me. Ricardo Rocha de Azevedo e Me. André Feliciano Lino, obtiveram a premiação como melhor trabalho na área "Contabilidade Governamental e do Terceiro Setor" no XVI Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, com o trabalho intitulado "Isomorfismo, Tribunais de Contas e a Automatização da Coleta de Dados de Municípios". (Julho/2016)

 

  • Prof. José Dutra de Oliveira Neto é um dos cinco docentes brasileiros selecionados para participar da Conferência Mundial de Educação Aberta que será realizada em Cracóvia, Polônia, de 12 a 14 de abril de 2016. O tema da conferência será “Educação Aberta Global 2016: Convergência através da Colaboração”. Dutra foi selecionado por meio de um concurso de bolsas que analisou, dentre outros quesitos, sua experiência acadêmica e seu envolvimento com a Educação Aberta. (Março/2016)

 

  • Professor Sigismundo Bialoskorski Neto foi indicado pela Aliança Cooperativa Internacional (ICA – International Co-operative Alliance) para integrar o Comitê Organizador da GCARD3 – Global Conference on Agricultural Research for Development. O GCARD3 é um processo bienal no âmbito da FAO – Food and Agricultural Organization, órgão ligado às Nações Unidas, que tem como objetivo discutir e definir prioridades sobre o desenvolvimento da pesquisa agrícola no mundo, com foco maior em países e regiões subdesenvolvidas e em desenvolvimento. Os trabalhos de pesquisa do GCARD3 ocorrerão ao longo de 2015 e 2016.

 

  • Profa Maísa de Souza Ribeiro e seu orientado Fabrício José do Prado conquistaram o 1º lugar no Prêmio CRC de Teses e Dissertações, com o trabalho “Análise do Comportamento da Divulgação das Informações sobre Provisões Contingentes das Empresas do Setor de Energia Elétrica Listadas na Bovespa”. A entrega da premiação foi na sede do CRC-SP dia 14/12/15. Mais informações: www.crcsp.org.br/portal_novo/noticias/noticias/not2015_12_026.htm. (Dezembro/2015)

 

  • Prof. Vinicius Aversari Martins e seu orientado Murillo José Torelli Pinto conquistaram o 2º lugar no Prêmio CRC de Teses e Dissertações, com o trabalho “Escolhas contábeis nas "genuínas" exploradoras de propriedades para investimentos: Uma nova abordagem de investigação”. A entrega da premiação foi na sede do CRC-SP dia 14/12/15. Mais informações: www.crcsp.org.br/portal_novo/noticias/noticias/not2015_12_026.htm. (Dezembro/2015)

 

  • Prof. André Carlos Busanelli de Aquino e seu orientando de doutorado Ricardo Rocha, receberam o prêmio de melhor trabalho na categoria sênior da área temática Contabilidade Governamental e Terceiro Setor no XV Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, realizado em São Paulo entre os dias 29 e 31 de julho. O tema do trabalho foi "O “ir”realismo orçamentário nos municípios brasileiros". (Julho/2015)

 

  • Prof. Silvio Hiroshi Nakao e sua orientanda do mestrado Clarice Gutierraz Kitamura Kajimoto conquistaram o prêmio de melhor trabalho na categoria júnior da área temática de Societária, no XV Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, realizado em São Paulo entre os dias 29 e 31 de julho, com o tema "Persistência dos lucros tributáveis com a adoção de IFRS no Brasil". (Julho/2015)

 

  • Prof. Dr. Vinicius Aversari Martins é membro do comitê científico do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, um evento realizado a cada quatro anos e a próxima edição será de 11 a 14 de setembro de 2016 em Fortaleza(CE).

 

  • Prof. Dr. André Carlos Busanelli de Aquino e seu orientando, aluno do curso de doutorado Me. Ricardo Rocha de Azevedo, obtiveram a primeira colocação no VII Prêmio SOF de Monografias, prêmio da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no tema 2 Aperfeiçoamento do Orçamento Público.Monografia: Imprecisão na Estimativa Orçamentária dos Municípios Brasileiros. (Fevereiro/2015)

 

  • Profa Maísa de Souza Ribeiro e seus orientados Sra. Ms. Lucilene Moreira Pedro e Sr. Ms. Antônio de Cístolo Ribeiro recebem Prêmio CRC de Teses e Dissertações, com o 3º e 4º lugares respectivamente. A entrega da premiação foi na sede do CRC-SP dia 16/12/13. (Dezembro/2013)

 

  • Prof. Prof. Silvio Nakao e seu orientado Sr. Ms. Ralph Melles Sticca recebem Prêmio CRC de Teses e Dissertações, com o 5º lugar. A entrega da premiação foi na sede do CRC-SP dia 16/12/13. (Dezembro/2013)

 

  • Profa Maísa de Souza Ribeiro e sua orientanda Sra. Ms. Lucilene Moreira Pedro recebem Prêmio ABCR de Melhor Dissertação de Mestrado, com o título "Análise dos diferentes contratos de concessão rodoviária e suas contabilizações". A entrega da premiação será realizada em Santos no dia 12/8/2013, durante o 8º Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões – CBR&C 2013. (Agosto/2013)

 

  • Prêmio Olimpíada USP de Inovação - categoria "Tecnologias Sociais Aplicadas e Humanas". Professores Silvio Nakao, Maisa Ribeiro e Amaury Rezende desenvolveram no Laboratório de Estudos Socioambientais, um modelo de informação ambiental que pode ser utilizado seja por empresas para aprimorarem a divulgação externa, quanto por ONGs ou órgãos governamentais na ação de monitoramento da atuação destas empresas. Veja a reportagem completa aqui. (Dezembro/2011).

 

  • Prof. Vinicius Aversari Martins e sua orientada Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade da turma de 2008, receberam o prêmio ABCR de Melhor artigo com o trabalho "Um estudo de caso sobre contabilização dos ativos e passivos na Parceria Público-Privada da MG 050". A pesquisa analisa o modelo contábil da concessionária, parceiro privado da PPP. (Outubro/2011).

 

  • Prof. Silvio Hiroshi Nakao e seu orientado Sérgio da Silva Ignacio da turma de 2008, com o estudo "Avaliação da conexão entre as normas e práticas contábeis e fiscais no Brasil", ganham o Prêmio Anefac Price de Estudos Tributários. O concurso promovido pela ANEFAC e a PwC avaliou os melhores estudos sobre temas tributários. (Outubro/2011).

 

  • Prof. André Carlos Busanelli de Aquino e seu orientado Eduardo Castaldelli Junior recebem prêmio de melhor trabalho do congresso USP de Controladoria e Contabilidade na área de Controladoria e Contabilidade Gerencial (Julho/2011).

Agenda Qualificações

Agenda Defesas

  • Juliano Augusto Orsi de Araujo Open or Close

    Área:  Controladoria e Contabilidade
    Data:   03/06/2019, às 14h00 (horário de Brasília)
    Local: Sala 43, Bloco B2 da FEA-RP
    Título: Remuneração de executivos e informação contábil: um estudo sobre a qualidade do lucro e o fluxo de caixa operacional
    Autor: Juliano Augusto Orsi de Araujo

     

    Banca: Prof(a). Dr(a). Maisa de Souza Ribeiro (Presidente)

    Prof(a). Dr(a). Andson Braga de Aguiar (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA) - webconferência MCONF

    Prof(a). Dr(a). Marcelo Botelho da Costa Moraes (FEA-RP)

    Prof(a). Dr(a). Ilse Maria Beuren (Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC) - webconferência MCONF

    Prof(a). Dr(a). Tabajara Pimenta Júnior (FEA-RP)

    Prof(a). Dr(a). Nuno Gonçalves Gracias Fernandes (Universidade Católica Portuguesa) - webconferência MCONF

     

    Resumo: As relações entre investidores e executivos são abordadas pela Teoria da Agência que, entre outras tratativas, afirma que a remuneração executiva é um instrumento que investidores dispõem para controlar as ações de executivos. No entanto, há a assimetria de informações e os executivos possuem maneiras de gerenciar dados contábeis de modo a atingir as metas estabelecidas pelas políticas de remuneração e aumentar a própria riqueza, em detrimento do aumento da riqueza do acionista. Nesse sentido, esta tese investigou se a informação contábil tem a capacidade de influenciar nos determinantes da remuneração executiva de companhias europeias, no período de 2008 a 2017. Para isso, lançou-se mão de três artigos independentes que juntos constroem esta tese. O primeiro, uma revisão de literatura em que se traçou um retrato temporal, geográfico e temático das publicações acerca do problema de agência. Os dois artigos seguintes são empíricos e abordaram duas vertentes contábeis de suma importância para a sustentação de uma companhia: o resultado e o caixa. O segundo artigo investigou se os pacotes de remuneração executiva sofrem influência da qualidade do resultado e o terceiro artigo investigou acerca da influência do fluxo de caixa operacional sobre a remuneração executiva. A pesquisa utilizou dados secundários, de modo que o estudo bibliográfico foi elaborado a partir de um levantamento bibliométrico, e os dois trabalhos empíricos foram construídos a partir de dados coletados da base Thomson Reuters Eikon© e de empresas estabelecidas em países da União Europeia, no período de 2008 a 2017. A técnica estatística aplicada foi a regressão com dados em painel. O estudo bibliométrico indicou uma lacuna no conhecimento preenchida pelos dois artigos empíricos. O primeiro identificou que as companhias não determinam os pacotes de remuneração a partir da qualidade do resultado; o segundo identificou uma bonificação paga ao executivo em função da geração de caixa operacional. A contribuição da tese se dá no alerta aos investidores acerca da determinação das políticas de remuneração executiva a partir de indicadores de desempenho de curto prazo, não havendo nenhuma relação destas compensações com indicadores que apontam qualidade da informação contábil e  sustentabilidade de resultados no longo prazo.

Atualização do site

  • Atualizado em: 24 Abril 2019, 20:15:36.