Prêmios e Destaques

  • Prof. Dr. André Carlos Busanelli de Aquino e seu orientado, aluno do curso de doutorado Luciano Bastos de Carvalho, receberam o prêmio de melhor trabalho apresentado no 4º Congresso UnB de Contabilidade e Governança, realizado de 28 a 30 de novembro de 2018, com o trabalho intitulado: "A lógica institucional da hierarquia municipal como influenciadora das práticas do Sistema de Controle Interno Municipal". (novembro/2018)

 

  • Prof. Dr. André Carlos Busanelli de Aquino e seu orientado, egresso do curso de doutorado Dr. Ricardo Rocha de Azevedo receberam o prêmio de melhor trabalho do grupo de trabalho Gerenciamento de Organizações Públicas do V Encontro Brasileiro de Administração Pública(EBAP), com o trabalho intitulado: "Uso cerimonial do planejamento de resultados nos municípios de São Paulo e sua consequência para a accountability". (junho/2018)

 

  • Prof. Amaury José Rezende e seu orientado José Marcos da Silva conquistaram o 1º lugar no Prêmio CRC de Teses e Dissertações, com o trabalho “A influência do ciclo de vida organizacional sobre o nível de planejamento tributário”. (Dezembro/2017)

 

  • Prof. Dr. Silvio Hiroshi Nakao e a aluna do curso de doutorado Lívia Maria Lopes Stanzani obtiveram a premiação do artigo "A peditibilidade dos métodos de apresentação das despesas na DRE" no 7º Congresso da UFSC de Controladoria e Finanças, que ocorreu nos dias 10,11 e 12 de Setembro de 2017. (Setembro/2017)

 

  • Prof. Dr. Marcelo Botelho da Costa Moraes foi selecionado para participar do Programa Research Connect na USP.

    O Programa, apoiado pela FAPESP e pelo British Council, consiste em um curso de curta duração voltado ao desenvolvimento de habilidades em comunicação científica, especificamente em língua inglesa, para o qual foram selecionados apenas 25 pesquisadores da USP dentre os mais de 40 indicados pelas CPqs de todas as unidades. (Fevereiro/2017)

 

  • Profa. Dra. Adriana Maria Procópio de Araujo obteve a premiação do artigo "Perfil e expectativa dos ingressantes do curso de Ciências Contábeis: um estudo em instituições de ensino superior do interior paulista" em coautoria com Claudio de Souza Miranda e Raissa Alvarez de Matos Miranda como um dos três melhores artigos da edição de 2015 da Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade (RGFC) da Universidade do Estado da Bahia. (Dezembro/2016)

 

  • Profa. Dra. Maisa de Souza Ribeiro obteve a premiação como melhor trabalho na área de Abordagens econômicas da sustentabilidade no Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e Meio Ambiente - Engema 2016 com o trabalho intitulado "Os efeitos econômicos do rompimento de barragem de resíduos: divulgações nas demonstrações contábeis comparativamente à grande mídia". (Dezembro/2016)

 

  • Prof. Dr. Carlos Alberto Grespan Bonacim orientador da aluna de graduação Simone Prado Araujo que recebeu Menção Honrosa na Fase Internacional do 24º SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP) com o trabalho intitulado "Fatores condicionantes da judicialização da saúde nos municípios da divisão regional de saúde DRS XIII um mapeamento." (Outubro/2016)

 

  • Prof. Dr. André Carlos Busanelli de Aquino, obteve a premiação como melhor trabalho na área "Contabilidade" no EnANPAD 2016, com o trabalho intitulado "The Effect of Cognitive Reflection on the Efficacy of Impression Management: an Approach with Financial Analysts". (Setembro/2016)

 

  • Prof. Dr. André Carlos Busanelli de Aquino, em coautoria com os alunos do curso de doutorado Me. Ricardo Rocha de Azevedo e Me. André Feliciano Lino, obtiveram a premiação como melhor trabalho na área "Contabilidade Governamental e do Terceiro Setor" no XVI Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, com o trabalho intitulado "Isomorfismo, Tribunais de Contas e a Automatização da Coleta de Dados de Municípios". (Julho/2016)

 

  • Prof. José Dutra de Oliveira Neto é um dos cinco docentes brasileiros selecionados para participar da Conferência Mundial de Educação Aberta que será realizada em Cracóvia, Polônia, de 12 a 14 de abril de 2016. O tema da conferência será “Educação Aberta Global 2016: Convergência através da Colaboração”. Dutra foi selecionado por meio de um concurso de bolsas que analisou, dentre outros quesitos, sua experiência acadêmica e seu envolvimento com a Educação Aberta. (Março/2016)

 

  • Professor Sigismundo Bialoskorski Neto foi indicado pela Aliança Cooperativa Internacional (ICA – International Co-operative Alliance) para integrar o Comitê Organizador da GCARD3 – Global Conference on Agricultural Research for Development. O GCARD3 é um processo bienal no âmbito da FAO – Food and Agricultural Organization, órgão ligado às Nações Unidas, que tem como objetivo discutir e definir prioridades sobre o desenvolvimento da pesquisa agrícola no mundo, com foco maior em países e regiões subdesenvolvidas e em desenvolvimento. Os trabalhos de pesquisa do GCARD3 ocorrerão ao longo de 2015 e 2016.

 

  • Profa Maísa de Souza Ribeiro e seu orientado Fabrício José do Prado conquistaram o 1º lugar no Prêmio CRC de Teses e Dissertações, com o trabalho “Análise do Comportamento da Divulgação das Informações sobre Provisões Contingentes das Empresas do Setor de Energia Elétrica Listadas na Bovespa”. A entrega da premiação foi na sede do CRC-SP dia 14/12/15. Mais informações: www.crcsp.org.br/portal_novo/noticias/noticias/not2015_12_026.htm. (Dezembro/2015)

 

  • Prof. Vinicius Aversari Martins e seu orientado Murillo José Torelli Pinto conquistaram o 2º lugar no Prêmio CRC de Teses e Dissertações, com o trabalho “Escolhas contábeis nas "genuínas" exploradoras de propriedades para investimentos: Uma nova abordagem de investigação”. A entrega da premiação foi na sede do CRC-SP dia 14/12/15. Mais informações: www.crcsp.org.br/portal_novo/noticias/noticias/not2015_12_026.htm. (Dezembro/2015)

 

  • Prof. André Carlos Busanelli de Aquino e seu orientando de doutorado Ricardo Rocha, receberam o prêmio de melhor trabalho na categoria sênior da área temática Contabilidade Governamental e Terceiro Setor no XV Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, realizado em São Paulo entre os dias 29 e 31 de julho. O tema do trabalho foi "O “ir”realismo orçamentário nos municípios brasileiros". (Julho/2015)

 

  • Prof. Silvio Hiroshi Nakao e sua orientanda do mestrado Clarice Gutierraz Kitamura Kajimoto conquistaram o prêmio de melhor trabalho na categoria júnior da área temática de Societária, no XV Congresso USP de Controladoria e Contabilidade, realizado em São Paulo entre os dias 29 e 31 de julho, com o tema "Persistência dos lucros tributáveis com a adoção de IFRS no Brasil". (Julho/2015)

 

  • Prof. Dr. Vinicius Aversari Martins é membro do comitê científico do 20º Congresso Brasileiro de Contabilidade, um evento realizado a cada quatro anos e a próxima edição será de 11 a 14 de setembro de 2016 em Fortaleza(CE).

 

  • Prof. Dr. André Carlos Busanelli de Aquino e seu orientando, aluno do curso de doutorado Me. Ricardo Rocha de Azevedo, obtiveram a primeira colocação no VII Prêmio SOF de Monografias, prêmio da Secretaria de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, no tema 2 Aperfeiçoamento do Orçamento Público.Monografia: Imprecisão na Estimativa Orçamentária dos Municípios Brasileiros. (Fevereiro/2015)

 

  • Profa Maísa de Souza Ribeiro e seus orientados Sra. Ms. Lucilene Moreira Pedro e Sr. Ms. Antônio de Cístolo Ribeiro recebem Prêmio CRC de Teses e Dissertações, com o 3º e 4º lugares respectivamente. A entrega da premiação foi na sede do CRC-SP dia 16/12/13. (Dezembro/2013)

 

  • Prof. Prof. Silvio Nakao e seu orientado Sr. Ms. Ralph Melles Sticca recebem Prêmio CRC de Teses e Dissertações, com o 5º lugar. A entrega da premiação foi na sede do CRC-SP dia 16/12/13. (Dezembro/2013)

 

  • Profa Maísa de Souza Ribeiro e sua orientanda Sra. Ms. Lucilene Moreira Pedro recebem Prêmio ABCR de Melhor Dissertação de Mestrado, com o título "Análise dos diferentes contratos de concessão rodoviária e suas contabilizações". A entrega da premiação será realizada em Santos no dia 12/8/2013, durante o 8º Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões – CBR&C 2013. (Agosto/2013)

 

  • Prêmio Olimpíada USP de Inovação - categoria "Tecnologias Sociais Aplicadas e Humanas". Professores Silvio Nakao, Maisa Ribeiro e Amaury Rezende desenvolveram no Laboratório de Estudos Socioambientais, um modelo de informação ambiental que pode ser utilizado seja por empresas para aprimorarem a divulgação externa, quanto por ONGs ou órgãos governamentais na ação de monitoramento da atuação destas empresas. Veja a reportagem completa aqui. (Dezembro/2011).

 

  • Prof. Vinicius Aversari Martins e sua orientada Maria Elisabeth Moreira Carvalho Andrade da turma de 2008, receberam o prêmio ABCR de Melhor artigo com o trabalho "Um estudo de caso sobre contabilização dos ativos e passivos na Parceria Público-Privada da MG 050". A pesquisa analisa o modelo contábil da concessionária, parceiro privado da PPP. (Outubro/2011).

 

  • Prof. Silvio Hiroshi Nakao e seu orientado Sérgio da Silva Ignacio da turma de 2008, com o estudo "Avaliação da conexão entre as normas e práticas contábeis e fiscais no Brasil", ganham o Prêmio Anefac Price de Estudos Tributários. O concurso promovido pela ANEFAC e a PwC avaliou os melhores estudos sobre temas tributários. (Outubro/2011).

 

  • Prof. André Carlos Busanelli de Aquino e seu orientado Eduardo Castaldelli Junior recebem prêmio de melhor trabalho do congresso USP de Controladoria e Contabilidade na área de Controladoria e Contabilidade Gerencial (Julho/2011).

Agenda Qualificações

  • Daniel Luiz Igrejas Andrade Junior Open or Close

    Área: Controladoria e Contabilidade

    Data: 04/09/2019, às 14:00 - horário de Brasília

    Local: Sala 43 - Bloco B2 da FEA-RP

    Título: Determinantes da evidenciação contábil em entidades sem fins lucrativos do setor esportivo: uma análise comparativa entre Brasil e Estados Unidos

    Autor: Daniel Luiz Igrejas Andrade Junior

     

    COMISSÃO EXAMINADORA:

    TITULARES

    Prof.(ª) Dr.(ª) Amaury José Rezende - FEA-RP

    Prof.(ª) Dr.(ª) Carlos Alberto Diehl  – Unisinos

    Prof.(ª) Dr.(ª) José Paulo Cosenza - Universidade Federal Fluminense

    SUPLENTES

    Prof.(ª) Dr.(ª) - Adolfo Henrique Coutinho e Silva – UFRJ

    Prof.(ª) Dr.(ª)  - José Elias Feres de Almeida - UFES

  • Vilson Aparecido da Costa Open or Close

    Área: Controladoria e Contabilidade

    Data: 30/08/2019, às 14h00 - horário de Brasília

    Local: Sala da Congregação, bloco A da FEA-RP

    Título: Rede de corrupção em organizações públicas e privadas e o papel dos controles contábeis: O caso do grupo Odebrecht

    Autor: Vilson Aparecido da Costa

     

    COMISSÃO EXAMINADORA:

    TITULARES

    Prof.(ª) Dr.(ª) Silvio Hiroshi Nakao - FEA-RP

    Prof.(ª) Dr.(ª) Cláudio de Souza Miranda  – FEA-RP

    Prof.(ª) Dr.(ª) Ricardo Rocha de Azevedo - Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Sistema MCONF

    SUPLENTES

    Prof.(ª) Dr.(ª)  Thiago Alberto dos Reis Prado (UFU)

    Prof.(ª) Dr.(ª)  José Marcos da Silva (UFU)

  • Lívia Maria Lopes Stanzani Open or Close

    Área: Controladoria e Contabilidade

    Data: 29/08/2019, às 14:00 - horário de Brasília

    Local: Sala da Congregação, bloco A da FEA-RP

    Título: Status quo bias in manager's accounting choice under a lack of specific accounting standards

    Autor: Livia Maria Lopes Stanzani

     

    COMISSÃO EXAMINADORA:

    TITULARES

    Prof.(ª) Dr.(ª) Sílvio Hiroshi Nakao - FEA-RP

    Prof.(ª) Dr.(ª) Ricardo Lopes Cardoso  – Fundação Getúlio Vargas - FGV - Sistema MCONF

    Prof.(ª) Dr.(ª) Carlos Eduardo Facin Lavarda - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC - Sistema MCONF

    SUPLENTES

    Prof.(ª) Dr.(ª) José Alonso Borba - Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

    Prof.(ª) Dr.(ª) Bruno Meirelles Salotti - FEA/USP

     

  • Matheus da Costa Gomes Open or Close

    Área: Controladoria e Contabilidade


    Data: 30/08/2019, às 10h00 - horário de Brasília


    Local: 
    Sala da Congregação, bloco A da FEA-RP


    Título: O impacto de bancos de desenvolvimento sobre a geração de externalidades sociais: a experiência do BNDES


    Autor: Matheus da Costa Gomes

     

    Banca: Prof(a). Dr(a). Mauricio Ribeiro do Valle (Presidente)

    Prof(a). Dr(a). Ariovaldo dos Santos (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA) - Sistema MCONF

    Prof(a). Dr(a). Sérgio Giovanetti Lazzarini (INSPER) – Sistema MCONF

     

     

  • Ana Carolina Rosolen de Arruda Open or Close

    Área: Controladoria e Contabilidade


    Data: 26/08/2019, às 14h30 - horário de Brasília

    Local: Sala 43, bloco B2 da FEA-RP

    Título: Judicialização da Saúde na DRS XIII de Ribeirão Preto - Uma Análise do Cenário, Desafios e Percepções dos Prescritores

    Autor: Ana Carolina Rosolen de Arruda


    Banca: Prof(a). Dr(a). Carlos Alberto Grespan Bonacim (Presidente)

    Prof(a). Dr(a). Claudio de Souza Miranda (FEA-RP)

    Prof(a). Dr(a). Mariana Guerra (Universidade de Brasília - UNB) – Sistema MCONF

Agenda Defesas

  • Alex Augusto Timm Rathke Open or Close

    Área: Controladoria e Contabilidade

    Curso: Doutorado
    Data: 30/08/2019, às 14h30 (horário de Brasília)
    Local: Sala 30, bloco A da FEA-RP
    Título: Studies on transfer pricing systems and profit shifting: impact of the international regulation on the shifting behaviour of Brazilian firms
    Autor: Alex Augusto Timm Rathke

     

    Banca: Prof(a). Dr(a). Amaury José Rezende (Presidente)

    Prof(a). Dr(a). José Elias Feres de Almeida (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES) - webconferência MCONF

    Prof(a). Dr(a). Renê Coppe Pimentel (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA) - webconferência MCONF

    Prof(a). Dr(a). Henrique Formigoni (Universidade Presbiteriana Mackenzie - UPM) - webconferência MCONF

    Prof(a). Dr(a). Fernando Dal-Ri Murcia (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade - FEA) - webconferência MCONF

    Prof(a). Dr(a). Guilherme Adolfo dos Santos Mendes (Faculdade de Direito de Ribeirão Preto - FDRP)

    Resumo: O presente estudo busca investigar o efeito das normas de preços de transferência (TP) sobre a estratégia de minimização tributária das empresas conhecida como profit shifting. O estudo é composto por três partes. A primeira parte analisa as características das normas de TP nos países, para a criação de uma classificação de sistemas de TP baseada nas similaridades regulatórias de cada país. O método de clustering hierárquico é aplicado para a análise de 57 características quantitativas e qualitativas das normas de TP. Resultados indicam a existência de quatro grupos distintos de sistemas de TP, do qual o maior grupo é composto por países que possuem normas de TP que são consistentes com os guidelines internacionais propostos pela OECD. A segunda parte analisa a relação entre as características das normas de TP e a percepção de enforcement tributário nos países. A literatura tributária atual assume que normas tributárias mais detalhadas implicam em um maior enforcement, e o presente estudo busca analisar esse pressuposto. Resultados indicam que diferentes medidas de percepção de enforcement tributário estão associadas a diferentes características das normas de TP. A terceira parte investiga o profit shifting no Brasil e o efeito de diferentes sistemas de TP aplicáveis às partes relacionadas no exterior. O contexto brasileiro proporciona um caso oportuno para análise, pois combina uma extrema carga tributária, um sistema tributário de alta complexidade, e um conjunto de normas de TP único no mundo, de forma a representar um conjunto relevante de incentivos ao profit shifting. Conforme previsto, o estudo encontra fortes indícios de profit shifting nas empresas brasileiras. Além disso, os resultados sugerem que algumas normas de TP são mais efetivas em inibir o profit shifting, porém as empresas têm condições de explorar as vulnerabilidades das normas de TP em direção à estratégia de profit shifting.

Atualização do site

  • Atualizado em: 23 Agosto 2019, 14:07:07.