Perfil do Docente

 

Informações

  • Titulação: Professor Titular
  • Currículo: Lattes
  • Telefone: +55 (16) 3315-0573
  • E-Mail: amprocop@usp.br
  • Grupo de Pesquisa: Edupec

 

Área de Pesquisa

Ensino e pesquisa contábil;
Controladoria.

 

Biografia

Professora Titular da Universidade de São Paulo, Departamento de Contabilidade da FEA-RP. Graduada em Administração de Empresas e em Ciências Contábeis; Mestre e Doutora em Contabilidade e Controladoria pela Faculdade de Economia Administração e Contabilidade FEAUSP. Livre Docente pela USP. Pós-doutorado em Educação pela UFSCar, Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas. Pós-doutorado no College of Law, University of Illinois (bolsa FAPESP). Pesquisadora na University of Illinois, Law School. Pesquisas: formação docente, metodologia do ensino contábil, estudo do ensino da contabilidade para áreas afins e direito; organização acadêmica e executiva de MBAs em controladoria e finanças e cursos e treinamentos para cooperativas agropecuárias e de crédito.

 

Artigos em Periódicos

  • Beginner?s Luck or Misfortune: Challenges in the Early Years of Professional Career of Accounting Science Professors in Brazil.

CREATIVE EDUCATION, v. 12, p. 2555-2574, 2021.

FARIAS, RAISSA SILVEIRA DE ; PROCÓPIO DE ARAUJO, Adriana M. .

 

  • Análise do perfil dos egressos do programa de pós-graduação contábil: um estudo na FEARP/USP.

SINERGIA (FURG), v. 24, p. 51-63, 2020.

MIRANDA, C. S. ; LIMA, J. P. R. ; PROCÓPIO, Adriana Maria .

 

  • Casos da prática educativa na aprendizagem da docência universitária.

ARCHIVOS ANALÍTICOS DE POLÍTICAS EDUCATIVAS / EDUCATION POLICY ANALYSIS ARCHIVES, v. 28, p. 33, 2020.

SLOMSKI, V. G. ; ANASTACIO, J. ; ARAUJO, A. M. P. ; SLOMSKI, Valmor ; CARVALHO, R. F. .

 

  • A teoria da aprendizagem significativa e a estratégia de ensino método do caso: um estudo no ensino superior de contabilidade introdutória.

Revista Gestão Universitária da América Latina, v. 13, p. 157-179, 2020.

VENDRAMIN, ELISABETH DE OLIVEIRA ; Araujo, Adriana Maria Procópio de .

 

  • Preparação para a Docência Universitária: um estudo dos Espaços Formativos.

BASE (SÃO LEOPOLDO. ONLINE), v. 17, p. 04, 2020.

FARIAS, R. S. ; STANZANI, L. M. L. ; LIMA, J. P. R. ; ARAUJO, A. M. P. .

 

  • Determinantes do rendimento acadêmico dos alunos de ciências contábeis no Enade

    REVISTA GESTÃO E CONHECIMENTO. vol. 12, p. 68-85, 2019

    VENDRAMIN, E. O.; ESPEJO, R.; ARAUJO, A. M. P.; MORAES, M. B. C.; LIMA, J. P. R.


  • O QUE Ã? SER UM BOM PROFESSOR? ANÃ?LISE DAS COMPETÃ?NCIAS DOCENTES PELA Ã?TICA DISCENTE

    REVISTA MINEIRA DE CONTABILIDADE. vol. 19, p. 15-27, 2018

    VENDRAMIN, ELISABETH DE OLIVEIRA; LIMA, JOÃO PAULO RESENDE DE; ZANINI, ROSELAINE RUVIARO; Araujo, Adriana Maria Procópio de; FARIAS, RAISSA SILVEIRA DE


  • O Que Pensam os Professores a Respeito do Problem Based Learning como Estratégia de Ensino na Contabilidade?

    REVISTA DE GRADUAÇÃO USP. vol. 3, p. 45-, 2018

    FARIAS, RAÍSSA SILVEIRA DE; VENDRAMIN, ELISABETH DE OLIVEIRA; LIMA, JOÃO PAULO RESENDE DE; Araujo, Adriana Maria Procópio de


  • Teacher Professional Development: Field of Knowledge Rise

    CREATIVE EDUCATION. vol. 09, p. 658-674, 2018

    FARIAS, R. S.; ARAUJO, A. M. P.


  • Formação do Professor de Contabilidade: uma proposta pedagógica

    REVISTA DE ESTUDIOS E INVESTIGACION EN PSICOLOGIA Y EDUCACIÓN. vol. 6, p. 049-054, 2017

    ARAUJO, A. M. P.