26/09/2018 às 19h15 no Anfiteatro Dr. Ivo Torres da FEA-RP foi realizado o painel: Qual o custo do serviço público? com o Prof. Cezar Volnei Mauss (webconferência) e o Prof. Marcio Minoru Garcia Takeuchi, com mediação do Me. Fabrício Ramos Neves.

 

Resumo: A adoção de um sistema de custos pelas entidades públicas não é nenhuma novidade no Brasil. O surgimento da Contabilidade de Custos no setor público brasileiro, assim como no mundo, está inserido num contexto mais amplo de reformas e mudança da Administração Pública, com o propósito de migrar de uma visão burocrática, rígida e centralizada, para um modelo com cunho mais gerencial, descentralizada, baseada em metas e em controle de custos. A legislação nacional trata da possibilidade desse tipo de controle, assim o gestor público pode implementar o sistema de custos por um requisito legal (Bitti, Aquino & Cardoso, 2011), mas a efetiva adoção será promovida quando o gestor público perceber a utilidade do sistema (Matto & Sippola, 2016).

A expectativa é que o sistema de custos gere informações que possam auxiliar os gestores públicos na tomada de decisão, e conhecer por exemplo, o custo da merenda escolar por aluno e custo por paciente em atendimentos médicos. O uso efetivo destas informações pode auxiliar a gestão pública na elaboração do orçamento anual, análise dos gastos públicos, elaboração do Planejamento Plurianual (PPA), dentre outras atividades. Desta forma, o sistema de custos pode contribuir para a boa administração pública, a qual exige eficiência e economicidade e está diretamente ligado à efetividade das formas existentes de gestão e de governança pública (Lovato, Oliveira, Guimarães & Catapan, 2016).

Entretanto, será que no Brasil as organizações públicas implementam e utilizam o sistema de custos? Quais são as contribuições para a sociedade? Em Ribeirão Preto, que informações existem sobre os custos dos serviços públicos?

Convidados:

1 - Cezar Volnei Mauss (por webconferência), Mestre em Contabilidade e Controladoria pela UNISINOS. Especialista em Gestão e Controle da Administração Pública e contador pela UPF. Foi Professor da ULBRA, e é professor da FAT de Tapejara/RS. Foi contador do Município de Carazinho/RS em 2000, Coqueiros do Sul/RS de 2001 a maio de 2009 e de Chapada/RS de 2009 a 2011. É proprietário da empresa Mauss Consultoria em Gestão Ltda. É pesquisador da Ulbra na área gerencial das empresas com publicações realizadas em eventos brasileiros e internacionais. É membro da Comissão de estudos de contabilidade pública do CRC/RS. É autor e coautor de livros, na área de contabilidade pública, publicados no Brasil, na Alemanha, na Espanha e na Holanda.

2 - Marcio Minoru Garcia Takeuchi – presencial, Pós-Graduado no Curso Gerente de Cidade pela Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP, Pós-Graduado em Direito Tributário no Instituto Brasileiro de Estudos Tributários – IBET; Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Economia e Administração – FEA – USP - RP; Graduado em Direito pela Faculdade Laudo de Camargo, Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP; Sócio do Escritório Ricci, Faleiros e Takeuchi Advogados e Consultores Jurídicos; Consultor credenciado no SEBRAE NACIONAL; Palestrante; Presidente do Sindicato dos Contabilistas de Ribeirão Preto e Região nas Gestões 2010 a 2013 e 2013 a 2016 e Presidente do Conselho de Administração do Observatório Social de Ribeirão Preto Gestão 2012 a 2018.