25/04/2019 às 19h15 no Anfiteatro Dr. Ivo Torres da FEA-RP foi realizada a palestra: Contabilidade e Novas Moedas: Desafios e Oportunidades com os Professores Doutores Marcelo Botelho da Costa Moraes e Silvio Hiroshi Nakao.

Resumo: A Bitcoin foi pioneira no segmento de moedas digitais, sendo, atualmente, a moeda digital mais famosa do mundo. O blockchain é a tecnologia em que a Bitcoin é capaz de operar. Essa tecnologia tem desempenhado um papel cada vez mais importante no mundo das transações online, facilitando a realização de transações entre diferentes tipos de mercados. A forma como o blockchain controla, registra e assegura as transações demonstra como a tecnologia tem potencial para revolucionar a contabilidade, emergindo diversas oportunidades e desafios de reconhecimento e mensuração das novas moedas digitais.

Palestrantes convidados:

Marcelo Botelho da Costa Moraes: Professor Doutor do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente com docência e pesquisa em Contabilidade Financeira e Métodos Quantitativos. Realizou Pós-Doutorado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) na área de contabilidade financeira (2018). É Doutor em Ciências na área de Economia, Organizações e Gestão do Conhecimento (2011), Mestre em Engenharia de Produção (2007) e Bacharel em Ciências Contábeis (2003), todos pela Universidade de São Paulo (USP). É membro da American Accounting Association (AAA), da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis (ANPCONT) e do Grupo de Pesquisa em Informações Contábeis (FEA-RP/USP).

Silvio Hiroshi Nakao: Professor Associado do Departamento de Contabilidade da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FEA-RP/USP), atuando nos programas de graduação, pósgraduação e MBAs. Realizou Pós-Doutorado na Universidade de Sydney – Austrália (2012-2013). É Livre-Docente (2013) em Contabilidade, Doutor (2003) e Mestre (2000) em Controladoria e Contabilidade e Bacharel em Ciências Contábeis (1996), todos pela Universidade de São Paulo. Também possui Bacharelado em Administração de Empresas pela Unaerp (1992). É pesquisador e parecerista nas áreas de Contabilidade Tributária e Financeira. É coordenador do MBA USP Contabilidade: Governança e Controle, do MBA USP Contabilidade em IFRS e do curso Governança e Planejamento Sucessório na Empresa Familiar. É líder do Grupo de Pesquisa em Informações Contábeis (FEA-RP/USP), certificado pelo CPNq desde 2003.